Place Image
Place Image
Place Image
Place Image
Place Image
Place Image

Atodi

Santarém, Pará - Brasil

Localização

A Aldeia Atodi está localizada à margem esquerda do Rio Arapiuns, território do PAE/ Lago Grande. A população é composta por 45 famílias.

Como Chegar

Partindo de Santarém, o transporte é feito por barcos de linha regulares, com saída da cidade até a comunidade. A programação de dias e horários é alternada pelas embarcações, que fazem paradas nas comunidades para embarque e desembarque de passageiros e mercadorias.


  • Opção mais econômica:

Ideal para quem viaja sozinho, são barcos regionais de madeira, com capacidade de lotação de 30 a 60 pessoas. Os passageiros viajam sentados ou acomodados em suas próprias redes. A saída é em frente ao Mercadão 2000. Esses meios de transporte carregam pessoas e mercadorias e no período do verão amazônico, utilizam canoa e/ou lancha como auxiliar para desembarque de passageiros na comunidade. O tempo de deslocamento de Santarém-Atodi é de 5 horas.


  • Opção mais rápida:

É possível também fretar lanchas saindo de Santarém e/ou vila de Alter do Chão. São transportes de alumínio e motor a gasolina, com cobertura parcial ou integral, com capacidades que variam entre 6 e 20 passageiros. Além da rapidez, oferecem também a possibilidade de escolher dia e horário, com o tempo de deslocamento Santarém-Atodi de 3 horas.

Hospedagens

As hospedagens são em alojamentos no formato de maloca denominados redários, com capacidade para receber hóspedes individuais ou em grupos, com lotação de até 21 pessoas, sendo as acomodações em redes. As construções em madeira e alvenaria, com cobertura de palha, incluem uma área de convivência, cozinha, banheiros de uso coletivo (masculino e feminino). Dispõem de água corrente, (não há água aquecida) e sistema solar fotovoltaico que garante iluminação, funcionamento de equipamentos e eletrônicos.

Alimentação

O restaurante comunitário oferece opções veganas, além dos pratos regionais à base de galinha caipira, pescados preparados com receitas regionais, tais como: peixe no tucupi, no muquém, entre outros. O café da manhã, almoço, jantar e lanches são feitos com ingredientes e receitas regionais.

Para as viagens de barco em grupo é apresentada a proposta de cardápio com antecedência, sendo aberta a sugestões. É importante comunicar previamente eventuais restrições alimentares.

Vivências

As praias são um dos cartões postais da comunidade e cobrem uma vasta extensão com areias brancas e suas águas cristalinas. Uma boa opção de passeio é a Trilha dos Castanheiros, para conhecer a flora nativa, com árvores centenárias, além do igarapé na floresta.

A massagem com argila branca e a vivência com produtos fitoterápicos, uma iniciativa coletiva de ervas medicinais liderada por mulheres da comunidade. Outro atrativo é a farinhada, onde o visitante tem a oportunidade de acompanhar todas as etapas do processo de produção. Outro destaque é a piracaia, um evento ao ar livre com música e contação de histórias e lendas locais.

Conforme disponibilidade, é possível organizar:


  • Rodas de conversa em casa de comunitários, para conhecer mais sobre a história de vida da comunidade e região.
  • Visitas às comunidades próximas, produtoras de artesanato em fibra de tucumã
  • Acompanhar um dia de trabalho na roça