A comunidade de São Miguel está situada à margem direita do Rio Arapiuns, na Resex Tapajós-Arapiuns.
Partindo de Santarém, o transporte é feito por barcos de linha regulares, com saída da cidade até a comunidade. A programação de dias e horários é alternada pelas embarcações, que fazem paradas nas comunidades para embarque e desembarque de passageiros e mercadorias.
Ideal para quem viaja sozinho, são barcos regionais de madeira, com capacidade de lotação de 30 a 60 pessoas. Os passageiros viajam sentados ou acomodados em suas próprias redes. A saída é em frente ao Mercadão 2000. Em geral, viajam carregando pessoas e mercadorias e no período do verão amazônico, os barcos utilizam canoa e/ou lancha como transporte auxiliar para desembarque de passageiros na comunidade. O tempo de deslocamento de Santarém-São Miguel é de 5 horas.
É possível também fretar lanchas saindo de Santarém e/ou vila de Alter do Chão. São transportes de alumínio e motor a gasolina, com cobertura parcial ou integral, com capacidades que variam entre 6 e 20 passageiros. Além da rapidez, oferecem também a possibilidade de escolher dia e horário, com o tempo de deslocamento Santarém-São Miguel de 2 horas.
As hospedagens são em alojamentos no formato de maloca denominados redários, com capacidade para acomodação para até 15 pessoas, em redes. As construções em madeira e alvenaria, com cobertura de palha, incluem uma área de convivência, cozinha, banheiros de uso coletivo (masculino e feminino). Dispõem de água corrente, (não há água aquecida), sistema solar fotovoltaico que garante iluminação, funcionamento de equipamentos e eletrônicos.
O restaurante comunitário oferece opções vegetarianas, veganas, além dos pratos regionais à base de galinha caipira, pescados preparados com receitas regionais, tais como: peixe no tucupi, no muquém, entre outros. O café da manhã, almoço, jantar e lanches são feitos com ingredientes e receitas regionais.
Para as viagens de barco em grupo é apresentada a proposta de cardápio com antecedência, sendo aberta a sugestões. É importante comunicar previamente eventuais restrições alimentares.
A comunidade é cercada de belas praias em pontas de areia. Os visitantes podem ainda fazer a Trilha da Flora Nativa, e banho no igarapé Encanto da Amazônia, passeio de canoa pelo igapó, oficinas de artesanato em palha de tucumã, grafismo corporal, farinhada, com processo de empalhamento de farinha, piracaias e luau à beira do rio.
Além do turismo de base comunitária, a comunidade tem como fontes de renda o cultivo da mandioca para produção de farinha, tucupi, tarubá e o artesanato em palha de tucumã com tingimento natural, que é desenvolvido pelo Grupo Arte Palha de cooperadas da Turiarte.
São Miguel é conhecida também por suas atividades culturais, como a Dança do Chapéu (onde as vestimentas são confeccionadas com pequenos chapéus de palha de tucumã) na festa do padroeiro e festa de São Domingos, uma tradição familiar com castelo de velas flutuantes na praia denominada Ponta da Morena.
Conforme disponibilidade, é possível organizar: